quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Terminal de Integração da UFAC começa a operar com nove linhas e 32 conexões

O prefeito Marcus Alexandre inaugurou às 17h desta terça-feira, 26, o Terminal de Integração Tucumã/Universitário Raimundo Marconi Santana da Silva em frente ao campus da Universidade Federal do Acre, equipamento de mobilidade urbana que irá reduzir a necessidade de o usuário passar pelo Terminal Urbano para chegar a localidades como a Rodoviária Internacional de Branco ou a Cidade do Povo, por exemplo, beneficiando diretamente milhares de estudantes e moradores da região onde está localizado. O nome do terminal presta homenagem ao motorista morto em serviço durante assalto.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS), o terminal oferece 32 oportunidades de integração utilizando o cartão de bilhetagem eletrônica. A princípio, as linhas que vão operar no Terminal Tucumã/Universitário serão: Custódio Freire/Aeroporto (304 A); Custódio Freire/Aquiles Peret (304 B); UFAC/Rodoviária (306); Distrito Industrial (403); Mocinha Magalhães (204); IFAC-Universidades (707); Tucumã (301); Universitário (303); UFAC (302). “É uma felicidade e uma honra lutar por recursos para Rio Branco. Basta ver como ficou este terminal”, declarou o senador Aníbal Diniz.
Estiveram presentes lideranças comunitárias e políticas, como os presidentes da União de Associações de Moradores de Rio Branco (UMARB) e das Associações de Moradores dos Conjuntos Universitário e Tucumã, respectivamente Gilson Albuquerque, Luis Carlos e Marcos Costa; os vereadores Marcelo Macedo e Gabriel Forneck; os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz; a diretora do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Sawana Carvalho, que representou o Governo do Estado; a vice-reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, e a presidenta do Diretório Central dos Estudantes (DCRE) da UFAC,  Michele Silva.
A obra custou R$ 629.304,91, sendo R$ 33.333,40 e R$ 595.971,51 em convênio através de emenda parlamentar proposta pelo senador Jorge Viana. É o segundo terminal de integração de Rio Branco. Até o final do ano, o prefeito Marcus Alexandre inaugura o terceiro, no bairro Adalberto Sena. “Em Rio Branco, a mobilidade deixa de ser um problema para ser parte da solução”, disse Jorge Viana, que estará apresentando no Senado um projeto modificando o Código Penal Brasileiro para ampliar as penas a crimes cometidos dentro de veículos do transporte público.
Os terminais de integração tem a função de desafogar o fluxo de ônibus no Terminal Urbano do centro fazendo a ligação entre bairros, possibilitando ao usuário se deslocar de uma região a outra da cidade pagando uma única tarifa. Atualmente, todas as mais de 40 linhas de ônibus convergem no Terminal Urbano. Com os novos terminais, os usuários do transporte coletivo não precisarão mais se deslocar até o terminal central, se não for necessário. O Terminal Tucumã/Universitário é o segundo dessa categoria em Rio Branco. O primeiro foi inaugurado em abril deste ano e fica localizado em frente a CEASA.
As principais ações na construção de terminal foram principalmente um projeto moderno totalmente acessível, em estrutura metálica com 78 metros de comprimento de plataforma, para embarque e desembarque; uma sala operacional; sanitários acessíveis, fraldário; DML; calçadas de acesso a pedestres; bicicletário; instalação de bancos, lixeiras, bebedouro e revistaria compartilhada; iluminação interna eficiente  com lâmpadas de led; iluminação externa com posteamento moderno galvanizado; e execução de paisagismo no entorno.
 
Todos os presentes saudaram o novo terminal. O presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Universitário, Luis Carlos, disse, por exemplo, que se tratava de um “presente” para sua comunidade e bairros vizinhos. “Só temos a agradecer pelo presente que estamos ganhando”, disse ele. “Este terminal vem para ajudar todos os nossos estudantes”, completou a professora Guida Aquino, da UFAC.
 
“É um ganho para os estudantes”, diz presidente do DCE da UFAC
 
Esse terminal nasce com uma linha criada para atender ao público estudantil – a linha 707 Universidades-IFAC, que cobre parte da região Norte da cidade –e que fará integração na UFAC, facilitando sobremaneira os universitários que moram naquela região. “O terminal está lindo. É um grande ganho para o movimento estudantil”, comemorou Michele Silva, do DCE da UFAC. A rota Universidades-IFAC é a segunda linha interbairros da capital. “Até o final do ano o sistema terá 50% de ligação extra Terminal Urbano”, estima Ricardo Torres, superintendente da RBTRANS. Os efeitos dessas mudanças, baseados principalmente na redução do número de ônibus que tem de ir para o Terminal Urbano, no Centro, serão sentidos a partir de 2015. Para a RBTRANS, as pessoas devem incurtir a cultura de usar a integração e não recorrer mais ao Centro para chegar a outros bairros.
Mas não é só na estrutura física que a RBTRANS está investindo. O órgão está modernizando a bilhetagem eletrônica trazendo um novo sistema facilitará principalmente a vida de quem não é usuário regular do sistema de transporte coletivo. A bilhetagem vem crescendo muito: em 2012, o bilhete eletrônico permitiu média mensal de 8.000 integrações temporais fora do Terminal Urbano. No ano passado, esse número saltou para 20.000 integrações/fora Terminal em média por mês.
 
Mais um ponto do projeto Integrando a Leitura
 
O Terminal Tucumã/Universitário também conta com o projeto Integrando a Leitura, mais uma iniciativa da Ação Rio Branco Amiga, que tem como coordenadora a Primeira Dama de Rio Branco, Gicélia Viana. O projeto tem como objetivo incentivar e popularizar a leitura entre os usuários do transporte coletivo durante os deslocamentos. Este é o terceiro posto do projeto. O primeiro está no Terminal Urbano, o segundo está no Terminal da Baixada, em frente a CEASA. “A taxa de devolução é baixa, em torno dos 10%. Pedimos as pessoas que leiam o livro e o deixem na próxima estação”, pediu Gicélia Viana.
Integrando a Leitura consiste em disponibilizar publicações nacionais, internacionais e institucionais produzidos no Brasil e no Acre. A ideia é que essas publicações sejam retiradas, nos terminais de integração e também no Terminal Urbano, gratuitamente, sem a necessidade de ficha de controle e devolvidas no terminal seguinte para que outras pessoas tenham acesso a elas. Gicélia Viana também pede que sejam doados novos livros para ampliar o acervo do projeto. Informações sobre como doar podem ser obtidas pelo telefone 3223-3186, na coordenação da Ação Rio Branco Amiga.
 
O que são os terminais de integração?
 
Os terminais vão facilitar a integração entre bairros de Rio Branco, encurtando viagens para que os usuários ganhem em redução de tempo e mais conforto nos seus deslocamentos, isso tudo pagando somente uma passagem. Diferente da integração do Terminal Urbano, que é fechada, os Terminais de Integração são abertos e a integração poderá ser feita somente utilizando os cartões de bilhetagem eletrônica. O Terminal da Baixada, localizado em frente a CEASA atenderá mais de 40mil moradores da região e da zona rural na Estrada Transacreana.
O Terminal Tucumã/Universitário empregará um novo modelo de integração. A integração entre pontos de ônibus e nos terminais de integração, se dá através de um determinado conjunto de linhas com o objetivo de possibilitar deslocamentos através de percursos mais curtos e no menor tempo possível. A troca de ônibus e/ou linha é realizada sem o pagamento de outra passagem, evitando assim que o usuário tenha que se deslocar até o Terminal Urbano.
 
Entretanto, existem algumas restrições como, por exemplo, o deslocamento no mesmo sentido ou para realização de viagens de “ida e volta” utilizando a mesma passagem. A integração temporal é uma opção adicional ao sistema integrado existente, através da qual o usuário pode trocar de ônibus, sem pagar uma nova passagem, fora do Terminal Urbano, desde que utilize um cartão de bilhetagem eletrônica e dentro de um determinado período de tempo.
 
No primeiro ônibus, o usuário passará o cartão no validador, existindo saldo, será debitado o valor da passagem com desconto (R$ 2,35), o validador então grava no cartão dados referentes à data, hora, linha, sentido e tempo de integração. No segundo ônibus, o usuário passará novamente o cartão no validador que por sua vez fará a verificação da linha, o sentido e o tempo de integração, se a integração for permitida, não haverá o débito de nova passagem (ou meia passagem no caso de estudante).
 
Só será debitada outra passagem se o validador verificar: tempo de integração esgotado, ônibus com o mesmo sentido de direção, da mesma linha ou linha de um mesmo corredor.
 
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Asscom

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