quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Obras do Shopping Popular avançam com fundações e drenagem

A construção das fundações do Shopping Popular alcançou esta semana a marca das 40 estacas instaladas. Cerca de 400 estacas tem de ser construídas, segundo o projeto, com profundidade de ao menos 13 metros cada. O trabalho é complexo, já que a cinco metros do nível do solo as perfurações encontram o lençol freático, cujo leito é normalmente ultrapassado com escavações de cinco ou seis metros abaixo dessa camada. Além do lençol de água –comum em regiões próximas de rios – o trabalho de perfuração é mais lento por conta de barreiras produzidas desde os tempos em que o local era usado como depósito de lixo.
 
A Prefeitura de Rio Branco pediu agilidade do serviço e já na primeira semana de setembro chegam à capital do Acre duas outras perfuratrizes modelo Strauss. Esses equipamentos contam com apoio de uma perfuratriz hidráulica. Depois de abertas, as escavações são preenchidas com concreto especial tecnicamente chamado de concreto seco com aditivo super plastificante. “O concreto comum leva três horas para secar. Este é especial e seca em até 40 minutos”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Antônio Neto.
 
Outra frente de serviço, a linha de drenagem, também faz parte das fundações da construção do Shopping Popular. A drenagem tem 140 metros de extensão e capta as águas da chuva desde as proximidades da empresa Azul Piscina, na Avenida Brasil, passando pela área do shopping até ser lançada no Igarapé da Maternidade, que deságua no Rio Acre.
 
O prefeito Marcus Alexandre e assessores estiveram mais uma vez no canteiro de obras inspecionando a perfuração para estaqueamento e a implantação da drenagem, cuja capacidade foi calculada com base nos piores cenários, nas maiores chuvas. O dreno será conectado à rede do Calçadão da Benjamim Constant, que lança a água no Igarapé da Maternidade e dali para o Rio Acre.  “Estamos correndo contra o tempo, acelerando o trabalho para fazermos as fundações e avançar a obra antes do inverno”, disse o prefeito Marcus Alexandre.
 
Parcerias possibilitam obra tão grandiosa
 
Obras de R$17,3 milhões, o Shopping Popular terá cerca de 450 boxes divididos em três andares e será construído ao lado do Terminal Urbano. Serão 165 box no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no segundo piso, onde ficará também a praça de alimentação, elevadores e jardins. O empreendimento será erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping.
 
O presidente do Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco (SINCAFE), José Carlos Juruna, avaliou como positivo o andamento das obras e disse que os comerciantes estão otimistas com o projeto. “Alguns recuos tiveram de ser feitos, mas foi tudo conversado e as pessoas estão satisfeitas com a obra”, disse Juruna. Na visita realizada nesta quarta-feira, 27, o prefeito voltou a agradecer a Juruna e aos comerciantes da região. As obras do Shopping Popular são possíveis graças às parcerias estabelecidas com o Gabinete dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, com o Governo do Estado e com o Governo Federal.
 
Camelôs e feirantes estão confiantes e esperançosos
 
Além de garantir mais clientes para os empresários, o Shopping Popular também deverá se tornar uma referência para as pessoas que visitam Rio Branco em relação ao artesanato, alimentação e vestuário regional, podendo criar até 1.350 empregos diretos e indiretos, fortalecer a economia popular, criando um espaço adequado para comercialização de produtos regionais e locais.
 
É visível a confiança dos empreendedores locais.  “Estou esperançosa porque vejo que o trabalho é sério. Daqui da janela do meu salão vejo a movimentação da obra”, disse Marisa dos Santos, que há onze anos mantém um salão de manicure no Camelódromo. “Eu também estou satisfeita porque as coisas estão andando”, completou a vizinha de Marisa, dona Maria Alves de Oliveira, que trabalha há treze anos vendendo e produzindo roupas.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom
 

Nenhum comentário: